quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O SIGNIFICADO DO ADHAN


Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso •
Assalamu Alaikum Warahmatullah Wabarakatuh

O SIGNIFICADO DO ADHAN    

O significado do Adhan (chamada para a oração) é muito subestimado por alguns muçulmanos. Em árabe, Adhan significa notificar, mas literalmente através da fala. Adhan significa a notificação que o horário da oração entrou através do uso de palavras específicas. No começo do Islam antes do Adhan tornar-se algo legal da Shar´iah, quando os muçulmanos terminaram a construção da mesquita, eles queriam saber como notificar os muçulmanos para a oração. Alguns companheiros deram seus pontos de vista, todos cujos quais o Profeta (saws) achou inaceitável.
Alguns sugeriram tocar uma trombeta enquanto outros sugeriram tocar sinos entre outras sugestões. Na manhã seguinte alguns companheiros vieram ao Profeta (saws) e disseram que tiveram um sonho onde alguém os ensinou o Adhan. Entre esses companheiros estava o Segundo Khalifa do Islam, Umar Bin Khattab (Raa). Contúdo, o Profeta (saws) recebeu a revelação sobre um sonho similar ao de Umar.
A sabedoria ou siginificado do Adhan é que o muçulmano reafirma sua declaração de fé 5 vezes ao dia para Allah (swt), e ele também glorifica o nome de Allah (swt), assim como o muçulmano responde ao muezim (o homem que faz o Adhan). É recomendado para nós seguir ao muezim à cada frase que ele fala.
Sendo assim, quando diz , Allahu Akbar! Allahu Akbar! (Allah é o Maior, Allah é o Maior) e nós respondemos dizendo a mesma frase mas com o significado que segue " Nós declaramos que nada é maior do que Allah, o Todo Poderoso, tanto que estamos preparados para abandonar o que quer que seja que estejemos ocupados (seja por nossos negócios que estão a crescer ou no momento em que estejemos com as nossas esposas ou com nossos filhos). Nós acreditamos que Allah é Maior do que tudo isso e Maior do que todo o resto, e sendo assim, estamos preparados para abandona-los para atender ao chamado de Allah".
O mesmo  é para cada frase que o Muezim fala. Nós respondemos declarando a Allah (swt) nossa submissão. Quando ouvimos Hayya ´alal falah o que significa "venha para o sucesso" .  O ouvinte responde "LA HAULA WA LA QUWATA  ILLA BILLAH" (Não há poder nem força que não seja em Allah). Porque essa resposta? Essa resposta siginifica que o que quer que nós façamos, seja comer, andar, trabalhar, aprender,negociar, é através do poder Allah (swt) que nós podemos fazer tudo isso. E estamos preparados para abandonar tudo para atender ao Chamado de Allah (swt).
Em quando acertamos nossos relógios para nós apontar o horário correto da oração, poderia o muçulmano aumentar sua fé tendo conhecimento que a roação chegou sem ouvir essas sagradas e maravilhosas palavras? O Profeta (saws) disse: "Quando estiver com seu rebanho ou num vale e esta para fazer o Adhan para a Oração, erga sua voz, de fato não haverá entre os homens e jinns que escutarem ao seu chamado, que não prestaram testemunho por você no Dia do Juízo." (Bukhari)
" As pessoas que realizam o Adhan terão os maiores pescoços no Dia do Juízo." (Muslim, Ahmad, Ibn Majah)
Esse hadith precisa ser entendido pelo fato de que no Dia do Juízo todos perceberão os muezim, pelo fato de terem honra e integridade perante Allah (swt).
Sendo assim nunca trate o Adhan como algo desnecessário ou sem importância. Pois Allah (swt) dará recompensas à aqueles que o realizam sinceramente.
Fatwa por:Shaykh Abdur Rahim Saleih

Nenhum comentário:

Postar um comentário