Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso
Sheikh.Khaled Taky El Din
Louvado seja Deus Que
criou o homem, ensinou-lhe a eloqüência, protegeu-o contra o Satanás,
submeteu-lhe as criaturas. Louvamo-Lo, glorificado seja, de forma apropriada
para a Sua Magnificência e Autoridade. Presto testemunho que não há outra
divindade além de Deus, Único, sem parceiros, e presto testemunho que Mohammad
é Seu servo e Mensageiro, Seu escolhido e amado dentre Suas criaturas.
Caros irmãos
muçulmanos, queridos do Rassulullah (S):
Deus, Glorificado e
Exaltado seja, revelou o Seu Livro com misericórdia para o universo, uma luz
para toda a humanidade, uma orientação para os extraviados. Já se falou muito a
respeito da virtude da Surata da Abertura. Ibn Abbás (R) disse: “Enquanto o
Rassulullah (S) estava na presença de Gabriel, ouviu um som por cima dele.
Gabriel ergueu a vista e disse: ‘Foi aberta uma porta no céu que nunca havia
sido aberta antes.’ Então, um anjo foi ter com o Profeta (S) e lhe disse:
‘alegre-se com duas luzes que lhe foram dedicadas que nenhum outro profeta teve
antes de você: A Surata de Abertura e o final da Surata Al Bacara. Cada letra
que você recitar deles as luzes lhe serão concedidas.’” (Narrada por Musslim).
Abu Huraira (R) disse: “Quem praticar a oração e não recitar nela a Mãe do
Alcorão não será completa” (e disse isso três vezes). Abu Huraira (R) disse que
ouviu o Rassulullah (S) dizer: “Deus, Exlatado seja disse: ‘Dividi a oração de
Meu servo em duas partes e ao Meu servo concederei o que ele pedir’. Ao dizer:
‘Louvado seja Deus, Senhor do Universo’, Deus diz: ‘Meu servo Me louvou.’ Ao
dizer: “O Clemente, o Misericordioso”, Deus diz: ‘Meu servo Me elogiou’. Ao
dizer: ‘Soberano no Dia do Juízo”, Deus diz: ‘Meu servo Me Magnificou.” Ao
dizer: ‘Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda”, Deus diz: ‘Isto está
entre Eu e o Meu servo, e a ele concederei o que pedir.” Ao dizer: ‘Guia-nos à
senda reta, à senda dos que agraciaste, não à dos abominados, nem dos
extraviados’, Deus diz: ‘Este é de
Meu servo e ele terá o que pede.” (Narrada por Nassá-i).
Os jurisprudentes
reuniram os nomes da Surata Al Fátiha (da Abertura) pela sua virtude: É “a
Abertura do Livro”, ou seja, ela é a primeira Surata do Alcorão e a recitação
na oração começa com ela. É a “mãe do Livro”, é a mãe do Alcorão porque seus
significados estão contidos no conteúdo dela. São os “sete versículos
reiterados”, porque é repetida em toda unidade de oração, e a “magnífica
recitação”, de acordo com a afirmação do Rassulullah (S): “Louvado seja Deus é
a mãe do Alcorão, a mãe do Livro, os sete reiterados e a magnífica recitação.”
Entre seus nomes está:
‘O louvor, e a oração, de acordo com a afirmação do Rassulullah (S) a respeito
de seu Senhor: ‘Dividi a oração de Meu servo em duas partes e ao Meu servo
concederei o que ele pedir.’ Ao dizer: ‘Louvado seja Deus, Senhor do Universo’,
Deus diz: ‘Meu servo Me louvou’ (tradição citada acima). Ela foi denominada de
oração porque é uma de suas condições. É também chamada de “cura”, de acordo
com a tradição Abu Said Al Khudri quando benzeu o enfermo com ela. O
Rassulullah (S) disse a esse respeito: “Quem te assegura que não poderia ser
bênção?” (Sahih Ajjámi’). É denominada, também, de “base do Alcorão”, de acordo
com a narrativa de Cha’bi, baseado em Ibn Abbás (R) que foi denominada de “base
do Alcorão” e a sua base é “Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso”. É
também denominada de “bênção”. Foi assim denomina por Sufian Ibn ‘Iyaina. Foi
também denominada de “Káfiya” (Suficiente) por Yahia Ibn Abi Kacir. Ela foi
revelada em Makka, de acordo com Ibn abbás, Cattada e Abu Al ‘Iyála.
Servos de Deus, os
jurisprudentes têm três opiniões a respeito da recitação da Surata Al Fátiha
durante a oração:
Primeira: Que deve ser
recitada pelo Imam e pelo seguidor e pelo orador solitário. A prova disso são
as várias tradições a respeito disso: “Nenhuma oração é válida sem a recitação
de Al Fátiha.” “A oração sem a recitação da Surata Al Fátiha é incompleta.”
“Nenhuma oração é recompensada sem a recitação da mãe do Alcorão.” Essa é a
afirmação do Imam Cháfi’i.
Segunda: A sua
recitação não obrigatória pelo seguidor do Imam nem de outra recitação na
oração com voz audível ou silenciosa, de acordo com a narrativa de Ahmad Ibn
Hanbal em seu Musnad, baseado em Jábir Ibn Abudullah, com base no Profeta (S),
que disse: “Quem estiver seguindo o Imam, a recitação deste é sua recitação.” A
sua autenticidade é duvidosa.
Terceira: A sua
recitação é obrigatória para o seguidor do Imam em oração silenciosa e não é
proibida na de oração audível, de acordo com o Sahih Musslim, baseado em Abu
Mussa Al Ach’ari: “O Imam é para ser seguido. Ao dizer Deus akbar (Deus é
Maior), os seguidores também dizem. Ao recitar, eles ficam em silêncio.” O Cháfi’i
citou isso também.
O que tranqüiliza
nessas opinião é que a recitação da Surata Al Fátiha é obrigatória para o
seguidor na oração silenciosa. Quanto à oração com voz audível, deve seguir o
Imam. Se este deixar um tempo após a sua recitação à Surata Al Fátiha, o
seguidor pode recitar a surata. Se não deixar, o seguidor não deve recitar. Que
os irmãos que estão praticando a oração que recitam a Surata Al Fátiha em voz
audível que deixem de fazê-lo para não atrapalhar o resto dos oradores ou o
Imam, pois assim estarão cometendo algo impróprio na oração.
Devemos, caros irmãos,
ensinar os nossos filhos a decorarem essa Surata abençoada, informando as
virtudes que ela possui. Ela é luz e bênção, segurança e salvação para todo
crente e toda crente. Ó Deus, faz com que o Alcorão seja a satisfação dos
nossos corações, a luz dos nossos olhos, o alívio das nossas aflições, o
encerramento de nossa tristeza. Que seja um argumento ao nosso favor e não
contra nós, nosso companheiro em nosso túmulo. Que nos agracie com a sua
recitação durante a noite e nas pontas do dia.
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