sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O MÉRITO DAS ORAÇÕES DAS SEXTAS-FEIRAS


Sheikh.Khaled Taky El  Din 
Você deseja obter o paraíso e estar junto ao Mensageiro de Deus (que a paz esteja com ele)?
A misericórdia e o perdão de Deus?
Suas súplicas aceitas perante Deus?
Então, se deseja tudo isso, vá à mesquita mais próxima para rezar a oração de sexta-feira.
Saiba que é obrigatório a todos os muçulmanos irem à mesquita todas as sextas-feiras, para ali rezarem esta grandiosa oração.
A sexta-feira é o melhor dia de todos os outros dias da semana.
Recomendo a todos os muçulmanos lerem a surata cahf (da caverna, nº 50), pois há uma recompensa muito boa de Deus para quem ler essa surata.
Disse o Profeta (que a paz esteja com ele): “Quem ler a surata caf na noite de sexta-feira (começa depois da oração do maghrib, na quinta-feira) Deus lhe iluminará uma distância dela à kaaba.”

O MÉRITO DAS ORAÇÕES DAS SEXTAS-FEIRAS. O DEVER
DE CUMPRIRMOS COM A SUA DEVIDA ORAÇÃO, DE
TOMARMOS BANHO, DE NOS PERFUMARMOS, DE IRMOS
CEDO PARA A MESQUITA. AS SÚPLICAS DURANTE A
ORAÇÃO, A SOLICITAÇÃO DA BÊNÇÃO AO PROFETA (S). A
DESCRIÇÃO DO TEMPO DE ACEITAÇÃO DAS SÚPLICAS, E A
RECOMENDAÇÃO DE AUMENTARMOS A LEMBRANÇA DE
DEUS APÓS A ORAÇÃO DAS SEXTAS-FEIRAS

Deus, louvado seja, disse:
“Porém, uma vez observada a oração, dispersai-vos pela terra e procurai as graças de Deus, e mencionai muito a Deus para que prospereis” (Alcorão Sagrado, 62:10).

1147. Abu Huraira (R) relatou que o Profeta (S) disse: “O melhor dia em que o sol desponta é a sexta-feira; este é o dia em que o Adão (S) foi criado. Nesse dia ele foi admitido no Paraíso e, nesse exato dia, dele foi expulso.” (Musslim).

1148. Abu Huraira (R) relatou que o Mensageiro de Deus (S) disse: “Quanto àquele que realizar corretamente sua ablução e então se encaminhar para a oração das sextas-feiras, escutar o sermão (khutba) com toda a atenção, Deus lhe perdoará as faltas até à sexta-feira seguinte, e por três dias mais. Porém, aquele que se distrair com contas, durante o sermão, terá anulada a sua oração da sexta-feira (Musslim)

1149. Abu Huraira (R) relatou que o Profeta (S) disse: “As cinco orações diárias (obrigatórias), a oração da sexta-feira (consecutivamente) e a observância do jejum no mês de Ramadan (consecutivamente), expiam as faltas nesse período, e sempre, desde que se evite cometer pecados graves.” (Musslim)

1150. Abu Huraira (R) e Ibn Ômar (R) relataram que ouviram o Profeta (S) dizer, do alto do seu púlpito de madeira. “Os indivíduos não devem negligenciar a oração da sexta-feira; caso contrário, Deus lhes selará os corações, e serão contados entre os negligentes.” (Musslim)

1151. Ibn Ômar (R) relatou que o Profeta S) disse: “Quando qualquer um de vós se dirigir para a oração da sexta-feira, deverá tomar banho.” (Muttafac alaih)

1152. Abu Saíd al Khudri (R) narrou que o Profeta (S) disse: “O banho das sextas-feiras é obrigatório para todos os adultos.” (Bukhári e Musslim)

1153. Sâmura Ibn Jundob (R) relatou que o Profeta (S) disse: “Aquele que realizar suas abluções para a oração da sexta-feira, estará caminhando pela boa senda; porém, se tomar banho, ser-lhe-á melhor.” (Abu Daoud e Tirmizi)

1154. Salman, o persa (R), relatou que o Mensageiro de Deus (S) disse: “Quando um homem toma banho, às sextas-feiras, e se purifica o máximo que possa, perfuma-se e, em seguida, se dirige para a mesquita, onde se senta sem separar outros dois, e realiza as orações que Deus prescreveu, e então escuta com atenção o que diz o imame, Deus lhe perdoa as faltas que havia cometido desde a sexta-feira anterior.” (Bukhári)

1155. Abu Huraira (R) relatou que o Profeta (S) disse: “Uma pessoa que, na sexta-feira, e após haver copulado, toma banho de purificação completa, e chega à mesquita na primeira hora, tem tanto mérito, aos olhos de Deus, como se tivesse oferecido um camelo em Seu nome; e quem chegar à mesquita na segunda hora, será como se tivesse oferecido uma vaca; e quem chegar na terceira hora, é como se tivesse oferecido um cordeiro adulto; e quem chegar na quarta hora, é como se tivesse oferecido uma galinha; e, quem chegar na quinta hora, é como se tivesse oferecido um ovo. Finalmente, quando o Imame chega para o sermão da sexta-feira, os anjos se apresentam para ouvirem o sermão.” (Muttafac alaih)

1156. Abu Huraira (R) narrou que o Profeta (S), referindo-se à sexta-feira - com sua santidade -, disse: “Nesse dia há um horário em que se o muçulmano o alcançar, estiver em pé, orando, e pedir a Deus algo, Ele atenderá o seu pedido.” O Profeta (S) indicou a brevidade dessa extensão com um movimento da sua mão. (Bukhári e Musslim)

1157. Abu Burda Ibn Abu Mussa al Ach’ari (R) relatou que Abdullah Ibn Ômar (que Deus esteja comprazido com ambos), lhe perguntou: “Ouviste teu pai relatar algo sobre o Profeta (S), com relação ao momento da aceitação das súplicas da sexta-feira?” Respondeu-lhe: “Sim, ouvi-o dizer que o Profeta (S) afirmou que esse momento começava quando o Imam subia ao púlpito e durava até ao final da oração.” (Musslim)

1158. Aus Ibn Aus (R) relatou que o Profeta (S) disse: “Entre os dias que tendes, o melhor de todos é a sexta-feira; assim, deveis invocar as graças de Deus para mim, pois as vossas bênçãos me serão comunicadas .” (O Abu Daoud citou isto com uma corrente verdadeira).

Sheikh.Khaled Taky El Din 
Diretor de Assuntos Islâmicos da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário