quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pilares do Islam

QUAIS SÃO OS CINCO PILARES DO ISLAM?
São a estrutura da vida do muçulmano: a fé, a oração, o interesse pelo necessitado (zakat), a auto-purificação (jejum) e a peregrinação à Meca para quem tiver posses para tal.
 
Não há outra divindade além de Deus e Mohammad é seu Mensageiro. Esta declaração de fé é chamada Chahada , uma fórmula simples que todo o crente pronuncia.
Em árabe, a primeira parte é: la ilaha ílal-lah (não há outra divindade além de Deus). Ilaha (divindade) pode se referir a qualquer coisa que podemos ser tentados a colocar no lugar de Deus: riqueza, poder e similares. Então vem, illal-lah (além de Deus), a Fonte de toda criação.
A Segunda parte da Chahada é Mohammad Rasul lul-lah (Mohammad é o mensageiro de Deus). Uma mensagem de orientação que veio por intermédio de um homem como nós mesmos.
 
     A Oração
Salat é o nome das orações obrigatórias que são praticadas cinco vezes ao dia, e são um elo direto entre o adorador e Deus. Não há autoridade hierárquica no Islam, nem padres, assim, as orações são dirigidas por uma pessoa com instrução, que conhece o Alcorão, escolhido pela comunidade. Essas cinco orações diárias contém versículos do Alcorão que são recitados em árabe, a linguagem da Revelação, ao passo que as súplicas pessoais podem ser feitas no idioma de cada um. As orações são praticadas na alvorada, ao meio dia, no meio da tarde, ao crepúsculo e à noite, e assim determinam o ritmo do dia todo. Apesar de ser preferível praticar a oração em conjunto, em uma mesquita, o muçulmano pode orar em qualquer lugar, tal como campo, escritório, fábrica e universidade. Os visitantes do mundo islâmico ficam impressionados com a dominância das orações na vida cotidiana.
Tradução do Chamado para a oração:

Deus é Grandioso, Deus é Grandioso
Deus é Grandioso, Deus é Grandioso
Testemunho que não há outra divindade além de Deus
Testemunho que não há outra divindade além de Deus
Testemunho que Mohammad é o Mensageiro de Deus
Testemunho que Mohammad é o Mensageiro de Deus
Vinde à oração! Vinde à oração!
Vinde à salvação! Vinde à salvação!
Deus é Grandioso, Deus é Grandioso
Não há outra divindade além de Deus.

Zakat
A pessoa piedosa deve também dar tanto quanto possa como caridade (sadaca), e fazê-lo preferivelmente em segredo. Apesar que esta palavra possa ser traduzida como "caridade voluntária", ela tem um significado mais amplo. O profeta disse:"Mesmo o encontrar o seu irmão com o rosto risonho é caridade"
O Profeta disse "A caridade é uma necessidade para todo muçulmano", foi-lhe perguntado: "e se a pessoa não tiver nada para dar?", o profeta respondeu: "Deve trabalhar com suas próprias mãos para o seu benefício e então dar algo de tal ganho em caridade." Os companheiros perguntaram: " e se ele foi incapaz de trabalhar?" O profeta respondeu: "Ele deve ajudar os pobres e necessitados", perguntaram novamente: "e se não puder fazer isto?", o profeta respondeu: "deve incitar as pessoas a praticarem o bem" e os companheiros perguntaram ainda "e se também não puder fazer isto?" O profeta respondeu "Deve se afastar da prática do mal, que isto também é caridade".
 
      O Jejum
Todo ano, durante o mês de Ramadan, todos os muçulmanos jejuam desde a alvorada até o por do sol, abstendo-se da comida, da bebida e das relações sexuais. Quem estiver doente, for idoso, ou em viagem, e mulher grávida ou amamentando é permitido quebrar o jejum e jejuar o mesmo número de dias em outra época do ano. Se houver incapacidade física para fazê-lo, devem alimentar uma pessoa necessitada para cada dia não jejuado. As crianças começam a jejuar (e praticar as orações) a partir da puberdade, apesar de muitos começarem mais cedo.
Apesar do jejum ser muito benéfico para a saúde, é considerado um método de purificação pessoal. Ao privar-se dos confortos mundanos, mesmo por um período curto, o jejuador adquire verdadeira simpatia por aqueles que sofrem fome, ao mesmo tempo desenvolve a sua vida espiritual.

A Peregrinação (O Hajj)
A peregrinação anual a Meca (hajj) é uma obrigação somente para aqueles que são física e financeiramente capazes de empreendê-la. Portanto, dois milhões de pessoas aproximadamente vão a Meca cada ano, de toda parte do Globo, oferecendo uma única oportunidade para os provenientes de nações diferentes a se encontrarem. Apesar de Meca estar sempre cheia de visitantes, o hajj anual começa no décimo segundo mês do calendário islâmico (que é lunar, não solar, assim o hajj no verão, outras no inverno). Os peregrinos vestem roupas especiais: vestimentas simples que eliminam as distinções de classes e cultura, assim todos ficam iguais perante Deus.
Os rituais do hajj foram substituídas por Abraão, incluindo o circundar a Caaba por 7 vezes, e o percorrer 7 vezes a distância entre os montes Safa e Marwa, como fez Hagar durante a sua procura de água. Então os peregrinos se põem em pé no vasto vale de Arafat e se juntam em oração para pedir o perdão a Deus. Pensa-se que esta cena é uma visão do Dia do Juízo Final.
Nos séculos passados, o hajj era um empreendimento árduo. Hoje, porém, a Arábia Saudita fornece água, transporte moderno e as mais modernas facilidades de atendimento médico a milhões de pessoas.
O encerramento da peregrinação é marcado por um festival, Eid-Al-Adha, celebrado com orações e troca de presentes entre as comunidades islâmicas. Este Eid e o Eid-al-Fith, uma festa comemorando o final de Ramadan, são as principais festas do calendário islâmico.


Referencia : www.islam.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário